Celebridades: cantores e instrumentistas X problemas na coluna

Mitos do rock and roll, bateristas, guitarristas, violonistas, sanfoneiros e até os cantores precisam de atenção quando o assunto é coluna. Muitas horas de ensaio e posições não confortáveis em cima do palco ou movimentos repetitivos com o instrumento podem trazer dores e problemas mais sérios ao longo do tempo.

Grande parte dos músicos sofre com tensão muscular ou problemas na coluna, mas só procuram ajuda quando a dor se torna insuportável. “Dificilmente as pessoas fazem prevenção para evitar os problemas na coluna. Grande parte dos músicos acreditam que sentir dor é “normal” e faz parte da profissão. Se a dor persiste por mais de duas ou três semanas é fundamental procurar ajuda e não agravar ainda mais os problemas” afirma Dr. Guilherme Rossoni, neurocirurgião e especialista em tratamento de doenças da coluna e dor crônica.

No geral, os músicos costumam não ter muita noção sobre como o trabalho pode afetar a saúde. Muitos adquirem doenças como LER/DORT (lesões por esforço repetitivo/distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho).

Para o Dr. Guilherme, o risco das lesões pode variar conforme o instrumento: “Os instrumentos que exigem assimetria do corpo, ou seja, onde o musicista necessita ficar “torto” para tocar, são os que trazem mais problemas. A flauta transversal, violão, violino, são alguns exemplos. O piano ou outros instrumentos que precisam tocar sentado, também causam alguns problemas porque a postura nem sempre está correta. Dependendo do tipo físico do músico, pode agravar ainda mais o impacto sobre as estruturas de sustentação da coluna vertebral e favorecer o aparecimento de algumas lesões específicas.”.

Movimentos repetitivos, posturas inadequadas e esforço exagerado ao tocar o instrumento, são as causas mais comuns do surgimento das doenças na coluna.

Entre os artistas que sofreram com problemas na coluna, podemos destacar Phil Collins que, inclusive, anunciou aposentadoria por problemas de saúde relacionados à coluna. Adele, Ozzy Osbourne, Dan Reynolds, Anitta, Wesley Safadão, Ludmilla, Alcione, Péricles, Zizi Possi, entre muitos outros que já sofreram com problemas relacionados à coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *