Confira algumas dicas para não prejudicar a coluna na hora da faxina

É muito comum queixas no consultório de pessoas com lombalgia e cervicalgia, ou seja, dor nas costas e no pescoço, relacionadas a atividades domésticas e decorrentes dos movimentos repetitivos. Por exemplo, o ato de lavar a louça faz com que a pessoa fique com o pescoço inclinado para frente, deslocando o eixo de equilíbrio e pressionando os elementos anteriores da coluna. A consequência disso: desconforto e dores

Acompanhe algumas dicas para realizar as tarefas do dia a dia sem prejudicar a coluna.

HORA DE LAVAR A LOUÇA

Em vez de ficar inclinada, a dica é apoiar um dos pés em um banquinho do tamanho de um tijolo, para ficar lateralizada e intercalar, de tempos em tempos, entre um lado e outro, para deslocar o peso do corpo.

MOMENTO DE VARRER

Varrer ou passar o rodo faz com que você tenha movimentos de torção na coluna. A dica é utilizar vassoura ou rodo com cabos longos para evitar o agachamento e movimentos de torção.

MAIS CUIDADO AO PASSAR ROUPA

Quando estiver passando roupa, atente-se à altura da mesa. Veja se ela é ideal para que você não precise se inclinar enquanto realiza a atividade.

LEVANTANDO OBJETOS PESADOS

Outra coisa que fazemos muito errado no dia a dia é o levantamento de peso. Grande parte das pessoas acaba por deixar as pernas esticadas, usando a força dos troncos e dos braços, quando, na verdade, a forma correta é agachar-se com os joelhos flexionados e usar as forças das pernas para carregar ou levantar o peso. E, ao carregar um peso, nunca faça sobre a cabeça ou ombro. Carregue-o em sua frente, com os cotovelos levemente dobrados.

ESTENDER ROUPA NO VARAL

Não tente se esticar todo para alcançar as roupas a qualquer custo. Sempre desça o varal até uma altura confortável, em que os cotovelos não precisem se elevar acima da linha dos ombros. Assim, você protege a coluna e diminui a tensão em toda a cintura escapular. Se o seu varal não for o de teto (que sobe e desce), o ideal é que ele tenha uma altura tal que suas mãos não ultrapassem a altura dos ombros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *