DOUTOR GUILHERME ROSSONI
CRM-SP 161-136 • CRM-ES 11.625 •
CRM-RJ 52.0115109-6
Músculos e Articulações
Fibromialgia
A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor difusa pelo corpo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, apresenta sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada), alterações de memória, ansiedade, depressão e alterações intestinais. É um problema bastante comum, acometendo mais as mulheres.
O diagnóstico da fibromialgia é clínico, a partir da análise dos sintomas e história clínica do paciente. Por outro lado, alguns exames complementares podem auxiliar na exclusão de outros diagnósticos. Normalmente o paciente tem dificuldade de definir o início dos sintomas.
Não há uma causa única conhecida para a fibromialgia. Os estudos mais recentes mostram que os pacientes apresentam sensibilidade maior à dor. Desta maneira, nervos, medula e cérebro fazem com que qualquer estímulo doloroso seja aumentado de intensidade.
Atualmente, a partir da análise de exames de imagem, descobriu- se que pacientes com fibromialgia realmente estão sentindo a dor que referem. Contudo, não há lesão estrutural, e mesmo assim a pessoa sente dor. Esse entendimento indica que os sintomas são decorrentes da dor crônica e da ativação de um sistema de stress crônico.
O tratamento é composto por abordagem multidisciplinar, no qual estão incluídos: prática regular de atividade física, fisioterapia, acupuntura, técnicas de relaxamento corporal e mental, alongamento e fortalecimento muscular, acompanhamento psicológico/psiquiátrico, uso de medicamentos, e bloqueios anestésicos de músculos ou articulações dolorosas.