Cirúrgico

Endoscopia

Através da utilização de aparelhos endoscópicos associados a câmeras, como na laparoscopia para cirurgias abdominais e nas artroscopias de joelho, o cirurgião de coluna consegue acessar e remover a hérnia de disco, além de descomprimir a região, causando um dano mínimo nas estruturas da coluna e na musculatura. Isto permite um pós-operatório com elevada taxa de sucesso, menos doloroso (ou indolor), com alta hospitalar no mesmo dia e retorno precoce às atividades normais.

A incisão normalmente é menor que 1 centímetro e necessita de 1 ou 2 pontos para o fechamento da pele e um pequeno curativo. O paciente é operado, na maioria dos casos, com anestesia local e sedação, de forma que o cirurgião pode manter conversação com o paciente durante o procedimento, permitindo a realização de testes para avaliar respostas imediatas do alívio da dor.

A técnica é normalmente utilizada nas cirurgias de hérnia de disco na região lombar, podendo ser utilizada em descompressões medulares, em todas as regiões da coluna. Algumas condições do paciente e da doença na coluna não permitem a realização desta técnica e estas devem ser avaliadas pelo seu médico especialista em coluna vertebral, que fará uma avaliação cuidadosa que consiste na história da doença, exame físico completo e exames de imagem.