Músculos e Articulações

Artrose de Ombro



Artrose ou osteoartrite de ombro é uma doença de natureza inflamatória e degenerativa na articulação do ombro, também chamada de escápulo-umeral. É provocada pelo desgaste das cartilagens que revestem as extremidades ósseas da articulação, causando dor e podendo levar a deformidades.

A articulação do ombro é a mais móvel do corpo humano, exigindo constantemente a ativação de inúmeros músculos e tendões.

Contudo, quando existe alguma alteração estrutural no ombro, podem aparecer lesões, causando dor.

Dentre as causas podemos destacar: movimentos repetitivos, sobrecarga mecânica, perda de massa muscular e doenças inflamatórias sistêmicas (como artrites e doenças reumatológicas).

Os sintomas mais comuns são: dor no ombro (podendo ter irradiação para braços ou pescoço), limitação de movimento, edema na articulação afetada e “estalos” durante o movimento.

O principal tratamento é o não cirúrgico, que inclui fortalecimento muscular, reabilitação física (fisioterapia, RPG e pilates), bem como uso de medicamentos que podem ser administrados por via oral ou local, por meio das injeções de anestésicos, analgésicos, anti-inflamatórios e corticóides no ombro (Infiltrações ou Bloqueios Anestésicos).

Casos mais complexos devem ser avaliados por ortopedista
especialista em ombro.