Cérebro

Traumatismo Crânioencefálico



O TCE é resultado de uma lesão física direta ao tecido cerebral que, de forma temporária ou permanente, pode incapacitar suas funções. O diagnóstico é feito pela história clínica e confirmado por exames de imagem (idealmente tomografia computadorizada).

As principais causas são: acidentes com veículos automotores e outras causas relacionadas a transporte, quedas, agressões físicas e atividades esportivas.

Tratamento e cuidados essenciais

O tratamento depende da gravidade das lesões e consiste em: suporte respiratório com manutenção adequada da ventilação, oxigenação e pressão arterial, além de contenção de hemorragias. Frequentemente torna-se necessário realização de procedimentos neurocirúrgicos para controle e mensuração da pressão intracraniana (PIC), descompressão do cérebro caso haja edema cerebral ou se a PIC estiver elevada, além da remoção e drenagem de hematomas intracranianos.

Cuidados pós operatórios em Unidades de Terapia Intensiva são fundamentais para manter a perfusão e oxigenação cerebral adequada, prevenindo complicações secundárias.