Coluna

Estenose



A estenose de canal vertebral ou espinhal é uma doença causada pelo estreitamento do canal espinhal, ou seja, pela mudança no tamanho ou na forma do canal ósseo por onde passam a medula e suas raízes nervosas. Tem como principal causa o envelhecimento e o consequente desgaste das estruturas que compõem a coluna (osso, cartilagem, ligamentos e articulações). Normalmente, existe espaço suficiente nas aberturas dos ossos da coluna vertebral para acomodar as fibras nervosas. Porém, quando o tamanho destas aberturas é reduzido (devido a um crescimento excessivo do osso ou tecido adjacente), pode ocorrer a compressão do nervo.

Sintomas e cirurgia

Os sintomas são muito semelhantes aos da hérnia de disco. No entanto, enquanto a hérnia de disco é um evento agudo, a estenose é um processo degenerativo crônico e lentamente progressivo. Os pacientes que têm estenose cervical grave podem sofrer de dor aguda, parecida com um choque, especialmente quando eles flexionam o pescoço e apontam o queixo em direção ao peito.

A estenose espinhal pode causar dormência, fraqueza, sensações de queimação, formigamento e sensação de “alfinetadas e agulhadas” nos braços e pernas, além de câimbras e dificuldade para caminhar. Infelizmente, trata-se de uma doença que não costuma responder bem aos tratamentos conservadores. Em média, um terço dos casos necessitam de intervenção cirúrgica.