Coluna

Dor Ciática



O nervo ciático (ou isquiático) é o mais comprido e espesso nervo do corpo humano. Nasce a partir de cinco raízes nervosas que saem da coluna lombossacral e se unem, ao nível dos glúteos e, a partir daí, descem para coxa, joelho, perna, pé e ponta dos dedos. É responsável pela sensibilidade e movimento de todo o membro inferior e, portanto, qualquer inflamação ou compressão desse nervo pode desencadear dor ao longo de todo o seu trajeto (dor ciática).

A dor ciática, que ocorre em qualquer porção de caminho do nervo, pode ser relatada como: dor tipo fisgada/ pontada, dor profunda “na carne/ músculo” e até mesmo queimação ou choques.

Tratamento

O tratamento inclui: uso de medicações analgésicas e anti- inflamatórias, repouso, reabilitação física (Fisioterapia, RPG, Pilates), reeducação postural), perda de peso, infiltração (injeção de medicamentos na coluna e no nervo) e, até mesmo, cirurgia em casos graves, refratários ou com sinais de alarme (perda da função motora).

Em geral o tratamento conservador (sem necessidade de cirurgia) promove adequada recuperação num período de 6-8 semanas, desde que o paciente colabore e siga as orientações médicas.

Curiosidades sobre a Dor Ciática:

Uma questão global

Afeta até 15% da população mundial.


Um sintoma em comum

Afeta igualmente homens e mulheres.


Faixa etária

Mais comum se iniciar após os 40 anos.


Principal Causa

Sua principal causa: hérnia de disco lombar.


Outras Causas

Outras causas: artrose, canal lombar estreito, espondilolistese (deslizamento das vértebras), tumores e infecções.