Músculos e Articulações

Síndrome do Manguito Rotador



O Manguito Rotador é o nome que se dá ao conjunto de quatro tendões musculares que envolve a cabeça do úmero na articulação do ombro.
De uma forma simples, podemos dizer que o manguito é uma “capa” que traciona a cabeça do úmero, realizando os movimentos de elevação e rotação do ombro.

Além disso, estabiliza a cabeça do úmero para que outros músculos mais potentes como o deltóide e o peitoral façam suas funções. As doenças do manguito rotador são as causas mais frequentes de dores na articulação do ombro.

A Síndrome do Manguito Rotador pode ser causada por tendinite e ruptura desses músculos que o compõem, além de traumas por esforço repetitivo, lesões esportivas e bursite.

Os sintomas mais comuns são: dor no ombro (podendo ter irradiação para braços ou pescoço), limitação de movimento e edema na articulação afetada.

O principal tratamento é o não cirúrgico, que inclui fortalecimento muscular, reabilitação física (fisioterapia, RPG e pilates), bem como uso de medicamentos que podem ser administrados por via oral ou local, por meio das injeções de anestésicos, analgésicos, anti- inflamatórios e corticóides no ombro (Infiltrações ou Bloqueios Anestésicos).

Casos mais complexos devem ser avaliados por ortopedista especialista em ombro.