Músculos e Articulações

Síndrome do Túnel do Carpo

É uma neuropatia (doença do nervo) resultante da compressão do nervo mediano dentro do canal do carpo, uma estrutura anatômica localizada no punho (entre a mão e o antebraço).

Esse túnel rígido, além de conter o nervo mediano, abriga passagem dos tendões flexores da mão e do punho.

Situações que promovem aumento da pressão dentro desse canal podem provocar a compressão do nervo mediano e a Síndrome do Túnel do Carpo.

Os sintomas da síndrome incluem:

Formigamentos nas mãos e dedos, dormência, principalmente durante o período noturno, além de dor nas mãos, dedos e punhos. Pode produzir dor tipo aperto, agulhada ou queimação. Com a evolução dos sintomas os músculos podem ser afetados e o paciente começar a perder a força e os movimentos dos dedos e das mãos (como por exemplo, dificuldade para pregar um botão, segurar talheres ou objeto, e tarefas que necessitem de movimentos mais precisos).

A principal causa é a lesão por esforço repetitivo (LER). Outras causas incluem: lesões traumáticas (quedas/fraturas), inflamatórias (artrite reumatóide), hormonais (hipotireoidismo e reposição de estrogênio) e medicamentosa.

O tratamento é baseado no grau de comprometimento da doença. Em casos leves é indicado o uso de anti-inflamatórios e colocação de órtese (tala) para imobilização do pulso. Além disso, fisioterapia com reabilitação e injeção de corticóide dentro do canal do carpo.

Por outro lado, casos graves ou que não respondem ao tratamento clínico têm indicação de cirurgia.