Amantes da leitura costumam aproveitar os momentos de calma e relaxamento para absorver conhecimento. Imaginamos esses momentos sendo realizados deitado no sofá, na cama, na rede, com as pernas esticadas e corpo em repouso, como se estivesse preparado para dormir. Você sabia que ler deitado, em posição inadequada, pode prejudicar a coluna?
“O fato de deitar para ler, mexer no celular ou até mesmo assistir televisão, pode prejudicar a cervical pois sobrecarregam a musculatura acessória dos ombros e, consequentemente, não damos o apoio correto para a coluna. O ideal é usar esse momento de relaxamento para fazer leitura ou estudar sentado em uma cadeira que te deixe confortável e ao mesmo tempo consiga dar apoio a coluna. É importante que o ângulo de visão não fique mais baixo ou mais alto que os seus olhos, isso vale para a posição ao assistir televisão também!” explica Dr. Guilherme Rossoni, neurocirurgião e especialista no tratamento de doenças da coluna e dor crônica.
A dor no pescoço, chamada de cervicalgia, atinge até 50% da população mundial. Uma das consequências é o período prolongado em uma mesma posição inadequada na hora da leitura, por exemplo, ocasionando problemas nos discos intervertebrais.
Sentir incômodo no pescoço ao ler um livro não é normal, é importante observar com atenção caso isso ocorra. A coluna cervical é ligada com estruturas essenciais do organismo, como vasos arteriais e venosos, medula espinhal e nervos ligados ao cérebro. Logo, ao persistirem as dores, pode ser um sinal de outros problemas e doenças degenerativas, na pior das hipóteses, hérnia de disco, escoliose ou estenoses, comuns com a redução ou estreitamento do canal por onde passam a medula e nervos.
O Dr. Guilherme reforça dicas para a leitura ideal: “Deixe os ombros relaxados, sem enrijecer. Tire entre 10 e 15 minutos de pausa a cada duas horas de leitura ou estudos, movimentando os braços e pernas. É importante lembrar que esse é um momento de relaxamento, seu corpo e sua coluna também precisam relaxar e, ao mesmo tempo, sentir o conforto e apoio ideal. Além da cervicalgia, a má postura pode acarretar em problemas como dores de cabeça, lombalgia, hipercifose e tendinite.”
Com essas dicas é possível melhorar a qualidade de vida na postura e coluna, evitando dores e lesões futuras.