Dia Nacional do Combate ao Tabagismo: qual reflexo da substância na coluna?

Hoje, dia 29, é comemorado o Dia Nacional do Combate ao Tabagismo. Entre os milhares de malefícios que as substâncias podem trazer, um dos prejuízos ao ser humano está relacionado à coluna.

O Dr. Guilherme Rossoni, neurocirurgião e especialista no tratamento de doenças da coluna e dor crônica relata quais os reflexos do tabagismo na coluna: “A maioria dos cigarros possuem entre três/quatro mil substâncias tóxicas. O tabagismo a médio e longo prazo, induz um enfraquecimento do osso, o que chamamos de osteoporose. Isso por si só, torna a coluna mais vulnerável a fraturas. Além disso, várias outras substâncias promovem lesões diretas aos elementos de sustentação, aos ligamentos, dos tendões e ao disco intervertebral.”

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto deste produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.

Ainda sobre o reflexo do tabaco e problemas na coluna, o Dr. Guilherme Rossoni enfatiza: “O tabagismo também promove o fechamento dos vasos, microtromboses – o que chamamos de vasculopatia – pequenos vasinhos que vão irrigar essas estruturas, acabam sendo danificadas. Como consequência, dificulta a cicatrização, retarda o processo de regeneração e a chegada de nutrientes para que a articulação se torne mais sadia ou consiga manter a saúde ao longo dos anos.”

Vale ressaltar que o SUS, Sistema Único de Saúde, oferece tratamento gratuito para ajudar as pessoas a pararem de fumar. O Ministério da Saúde reforça a importância de parar de fumar. O tabagismo é um problema mundial de saúde pública que está relacionado ao surgimento de pelo menos 50 doenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *