Dia 13 de julho é celebrado o Dia Mundial do Rock que, ao contrário do que o nome sugere, é comemorado somente no Brasil. Uma data que surgiu nos anos 1990, época que o gênero musical era febre entre os brasileiros. As rádios paulistanas 89 FM e 97 FM começaram a mencionar 13 de julho como “Dia Mundial do Rock” e acabou “pegando” entre os ouvintes e, posteriormente, o público geral.
O Dr. Guilherme Rossoni, neurocirurgião e especialista no tratamento de doenças da coluna e dor crônica, é grande fã do gênero Rock e sempre está atento ao que acontece com mitos do rock and roll que, por sinal, precisam de atenção quando o assunto é coluna. Muitas horas de ensaio e posições não confortáveis em cima do palco ou movimentos repetitivos com o instrumento podem trazer dores e problemas mais sérios ao longo do tempo.
Grande parte dos músicos sofrem com tensão muscular ou problemas na coluna, mas só procuram ajuda quando a dor se torna insuportável. “Dificilmente as pessoas fazem prevenção para evitar os problemas na coluna. Grande parte dos músicos acreditam que sentir dor é “normal” e faz parte da profissão. Se a dor persiste por mais de duas ou três semanas é fundamental procurar ajuda e não agravar ainda mais os problemas” afirma Dr. Guilherme Rossoni.
No geral, os músicos costumam não ter muita noção sobre como o trabalho pode afetar a saúde. Muitos adquirem doenças como LER/DORT (lesões por esforço repetitivo/distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho).
Para o Dr. Guilherme, o risco das lesões pode variar conforme o instrumento: “Os instrumentos que exigem assimetria do corpo, ou seja, onde o musicista necessita ficar “torto” para tocar, são os que trazem mais problemas. A flauta transversal, violão, violino, são alguns exemplos. O piano ou outros instrumentos que precisam tocar sentado, também causam alguns problemas porque a postura nem sempre está correta. Dependendo do tipo físico do músico, pode agravar ainda mais o impacto sobre as estruturas de sustentação da coluna vertebral e favorecer o aparecimento de algumas lesões específicas.”.
Movimentos repetitivos, posturas inadequadas e esforço exagerado ao tocar o instrumento, são as causas mais comuns do surgimento das doenças na coluna.
Entre os rockstars que sofreram com problemas na coluna, podemos destacar:
- Phil Collins que, inclusive, anunciou aposentadoria por problemas de saúde relacionados à coluna;
- Ozzy Osbourne;
- Bono (U2);
- Dan Reynolds (Imagine Dragons);
- Jesse Malin (Heart Attack e D Generation);
- Peart (Rush);
- Johnny Hallyday (Led Vieilles Canailles);
- Mick Mars (Mötley Crüe);
- Alan Parsons (The Alan Parsons Project);
- Phil Anselmo (ex-Pantera);
- Nicko McBrain (Iron Maiden);
- Jeremy Spencer (Five Finger Death Punch);
- Sérgio Dias (Os Mutantes);
- Dinho Ouro Preto (Capital Inicial), entre muitos outros que já sofreram com problemas relacionados à coluna.
Viva o Rock! 🎸