Dr. Guilherme Rossoni fala sobre problemas na coluna das futuras mamães
Um momento único e mágico na vida da mulher, a gravidez pode trazer alguns incômodos para as gestantes. A dor nas costas é uma delas! Para entender porque essas dores ocorrem e como aliviar, o Dr. Guilherme Rossoni, neurocirurgião e especialista no tratamento de doenças da coluna e dor crônica, fala um pouco sobre problemas na coluna das futuras mamães. Inclusive, situação que ele tem vivenciado em casa, com a gravidez da esposa à espera da primeira filha do casal.
“É normal durante a gestação a mulher sentir dor e incômodo nas costas devido ao aumento de peso, já que a gestante ganhará alguns quilos e sustentará o bebê no útero durante o período gestacional. Esse aumento faz com que haja sobrecarga na musculatura que sustenta a coluna, principalmente na região lombar, a mais atingida nesse período.
Segundo um estudo realizado pela Unicamp, oito em cada 10 gestantes sentem dor nas costas. Outro fator que contribui também está relacionado às alterações hormonais. Sobretudo o hormônio relaxina, que trará flexibilidade das articulações pélvicas, que ajuda na sustentação da coluna e, com esse “relaxamento”, a coluna passa a sofrer com inflamação e dores.
Com o aumento do útero, necessário para acomodar o bebê, o fluxo sanguíneo para pelve é relativamente diminuído, trazendo, mais uma vez, incômodo para as costas.
Para as futuras mamães que passam muito tempo sentadas ou deitadas, a dor ciática é bem presente nessa fase gestacional. Ela ocorre em qualquer porção de caminho do nervo, pode ser relatada como: dor tipo fisgada/pontada, dor profunda “na carne/músculo” e até mesmo queimação ou choques.
Vale ressaltar que, mulheres que já apresentavam dores nas costas antes de engravidarem, têm mais chances de sofrerem na gestação.
Para evitar as dores nas costas ou amenizar os sintomas, já que em algum momento durante os trimestres gestacionais a mulher pode sentir esse desconforto, é importante se atentar ao:
- ganho de peso excessivo – o aumento do peso em excesso também faz com que as dores nas costas seja mais presente nesse período;
- evitar levantar ou carregar muito peso – principalmente de forma errada;
- manter postura correta – sempre com encosto para que a coluna fique apoiada, ao dormir, preferencialmente de lado, utilizar um travesseiro confortável cuja altura seja razoavelmente a dos ombros;
- fazer atividades físicas – sempre com acompanhamento de um profissional, priorizando fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna (CORE);
- uso de sapatos confortáveis – dependendo da escolha do calçado, a coluna ganha uma curvatura maior na região lombar.
Para quem já está sentindo dores nas costas, a automedicação é a pior das alternativas. Prefira medidas paliativas como as bolsas de água quente na região de dor e, observar por quanto tempo essa dor permanece. Caso a dor persista mesmo com repouso e medida paliativa, procure ajuda de um especialista.”