Como funciona a telemedicina?

A telemedicina é uma consulta médica realizada por profissionais de diversas áreas e que permite praticidade através da tecnologia. Um processo avançado para troca de experiências, anamnese, explicação de patologias, monitoramento de pacientes e análise de resultados de diversos exames previamente realizados e entregues de forma digital, dando total apoio para a medicina tradicional. Basta ter um computador ou celular com acesso a internet.

Utilizada em todo o mundo de maneira segura, a Lei 14.510/22 que autoriza a execução da telemedicina, também chamada de telessaúde, iniciou a prática após o período de pandemia da Covid 19. Entre as regras estabelecidas pela legislação podemos destacar:

  • autonomia do profissional da saúde;
  • consentimento livre e informado do paciente;
  • dignidade e valorização do profissional da saúde;
  • assistência segura e com qualidade ao paciente;
  • confidencialidade dos dados;
  • responsabilidade digital.

A modalidade se tornou realidade no nosso dia a dia: de um lado é amplamente utilizada por planos de saúde, hospitais e médicos; do outro, é extremamente bem avaliada por pacientes em todos os cantos do país.

O Dr. Guilherme Rossoni, neurocirurgião e especialista no tratamento de doenças da coluna e dor crônica, além de presencial, utiliza a telessaúde para atendimentos: “Há diversas vantagens no uso da telemedicina, mas eu destaco a possibilidade de diminuir distâncias. Para os pacientes, essa tecnologia permite que eles tenham acesso à medicina de qualidade, além de profissionais referência, mesmo estando longe dos centros urbanos.” afirma o especialista.

Por vezes, os pacientes podem ter dificuldades para ir à consulta, seja por ter uma rotina muito corrida, por morar em localidades remotas ou por não ter condições físicas de deslocamento. Nestes casos, a consulta médica por vídeo-ligação é uma alternativa ótima e se apresenta como uma forma de transpor barreiras culturais, socioeconômicas e, principalmente, geográficas, para que os serviços e informações em saúde cheguem a toda população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *