Café faz bem para o cérebro?

O Dr. Guilherme Rossoni, neurocirurgião, explica os efeitos do consumo de uma das bebidas mais consumidas no mundo, ficando atrás apenas da água. “Todo consumo em excesso pode trazer riscos à saúde. Porém, tomar café moderadamente traz muito mais benefícios para o cérebro do que esses riscos potenciais. O café protege o cérebro contra deficiências cognitivas e aumenta as habilidades de raciocínio. Os efeitos da cafeína sobre alguns neurotransmissores do cérebro melhoram a memória ao longo do tempo, especialmente quando ficamos mais velhos. Isso também reduz as chances de desenvolver algum tipo de demência e o Mal de Alzheimer.” relata o Dr.

Segundo o especialista, a cafeína é um potente estimulante psicoativo e, quando você bebe o café, uma parte vai para o cérebro e gera reações químicas que fazem o seu cérebro trabalhar mais rapidamente, além de melhorar o humor, energia e tempos de respostas ao raciocinar.

Se você é adepto e não abre mão de um cafezinho, não se preocupe com os efeitos que ele traz, somente o consumo exagerado pode causar certos malefícios. Por isso, recomenda-se tomar entre três e quatro xícaras de 50ml de café por dia.

O Dr. Guilherme Rossoni, além de neurocirurgião é especialista no tratamento de doenças na coluna e dor crônica, relata que o café também pode reduzir as dores musculares. “O consumo da cafeína pode acelerar o processo de recuperação dos músculos e diminuir a dor muscular em até 48%.” finaliza o Dr. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Illinois relatou que a cafeína afeta o cérebro e a medula espinhal de uma maneira que diminua a dor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *