O trabalhador rural possui uma rotina de atividades na agricultura que exige uma carga física exaustiva, causando desgaste e alguns problemas de saúde. Entre eles, podemos destacar dores e doenças na lombar e coluna. As dores na região lombar entre a população, incluindo público jovem, são cada vez mais frequentes. Já as dores nas costas e coluna, estão relacionados aos fatores musculares ou deficiência em algum órgão do nosso corpo.
“Atividades com demanda árdua e que exigem força muscular e intensa capacidade humana, como as dos trabalhadores rurais, que permanecem em posições e movimentos repetitivos, são alvos dos problemas na lombar e na coluna causando lesões e traumas que merecem atenção. Inclusive, podendo gerar incapacidade temporária de trabalhar na função” afirma o Dr. Guilherme Rossoni, neurocirurgião e especialista em coluna.
Lidar com os cuidados dos animais, alimentação e manuseio para manter o ambiente salubre; produtos alimentícios, desde o plantio, colheita, até a comercialização; uso de máquinas, ferramentas e instalações agrícolas; fazem parte da rotina do trabalhador rural. Há também uma rotina intensificada em determinados períodos do ano, de acordo com o segmento e atividade de cada um, além da variedade de tarefas que um mesmo profissional precisa executar como, por exemplo, capina, trato das culturas, colheita, manuseio de máquinas, carregamento de produtos, entre outros.
O Dr. Guilherme Rossoni relata os tipos de doenças que um trabalhador rural pode adquirir: “Devido a postura incorreta, excesso de peso, cansaço e movimento repetitivo do trabalho, fatores determinantes para a dor imediata nas costas, ao longo do tempo, pode se agravar e ocasionar doenças como escoliose e a lordose. Também usamos o termo lumbago, que não é uma doença, mas refere-se às dores lombares que podem acometer o trabalhador. Por conta desse movimento repetitivo, além de danificar os músculos, pode causar danos à coluna.”
Vale lembrar que, ao sentir dores ou desconforto na coluna ou lombar, o trabalhador deve procurar um especialista para o melhor diagnóstico e solução.